T.A.D. – Terreiro Activation Device (Dispositivo Ativador de Terreiro)

Arte pública / Projeto cultural / Urbanismo

Terreiro* Activation Device (T.A.D) é um dispositivo móvel projetado para desencadear, através de celebrações com comida e música, a integração multicultural das pessoas nos espaços públicos. Resultado do intercâmbio estabelecido entre a Universidade de Antuérpia (Bélgica) e a Universidade Católica de Pernambuco, o projeto foi concebido, coordenado e construído pelos professores Diego Inglez de Souza e Lula Marcondes durante a oficina de design-build na International Design Workshop (IDW), em Fevereiro de 2019.
A partir de uma noção ampliada do conceito de Terreiro, foi proposto aos alunos a invenção e a construção coletiva de um dispositivo de ativação de espaços públicos. Do terreiro como espaço fundamental no urbanismo português ao terreiro eletrônico de Lina Bo Bardi, passando pelo terreiro das religiões afro-brasileiras e das culturas populares como o Maracatu Rural, o Cavalo-Marinho, atravessa esta noção o sentido de lugar de acontecimentos, festas e celebrações e de passagem, de transcendência.
O TAD foi projetado, construído e experimentado na cidade da Antuérpia (Bélgica) através de metodologias de design-build adaptadas e experimentadas durante as diversas edições do Coletivo de Design-Build AtelierVivo em Pernambuco, a partir de um módulo existente – um carrinho de transporte de objetos.
O dispositivo foi elaborado em quatro intensos dias, reservando o último dia do workshop para levá-lo à rua e testar a reação dos habitantes à este estranho objeto. A partir destas reações, podemos ler tensões e conflitos presentes no espaço público, em função da interação dinâmica proposta por este ativador de terreiros, conectando simbolicamente lugares distintos através da música e da comida como veículos de troca e intercâmbio multicultural.

*Faixa, espaço ou porção de terra plana e extensa; quintal pequeno, geralmente de terra batida, localizado no exterior de uma casa; terraço ou eirado; local destinado à celebração de cultos afro-brasileiros: terreiro de macumba; tipo de largo ou praça localizada dentro de uma cidade, vila ou povoação.

Ficha Técnica:
Coordenação do workshop Terreiro Activation Device:

Diego Inglez de Souza e Lula Marcondes (Unicap)
Coordenação do IDW 2019:
Johan de Walsche e Marleen Goethals (Universidade de Antuérpia)
Participantes:
Emmeline Van Obergen
Milo Van Snick
Yuri Paes
Ivison Guedes
Camila Souza
Pauline Vandewiele
Britt Pellens
Laura Vanhoutte
Marieke De Baere
Rob Uyttersprot
Samuel Grau
Babette Bauwens
Shi Jie Chou
Lucas Antonissen
Esther Noëth