Projeto Cais da Memória

Arquitetura / Urbanismo

O Projeto é fruto da pesquisa de mestrado no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFRN, e propõe a construção de um espaço urbano para a valorização e integração da orla do Rio Potengi com a cidade, e elevá-la à importância e atenção dispensada à orla oceânica.

O Cais da Memória consiste num complexo arquitetônico com funções de Centro Cultural e Estação Intermodal do Sistema de Transporte Público de Passageiros, que inova ao permitir o deslocamento pelo território da cidade por terra e água, via um edifício de escala e espacialidade urbanas integrados ao ambiente físico.

Pensando para ser implantado às margens do rio Potengi, entre o Centro Histórico tombado, o monumento da Pedra do Rosário e a comunidade AEIS Paço da Pátria, o projeto objetivou a valorização e integração dessas quatro áreas entrincheiradas e de Grande valor simbólico para a cidade, com imenso potencial turístico.

Nesse cenário, o Cais da Memória surge como uma inovação e alternativa ao atual e desgastado modelo de construção de espaços na cidade, oferecendo à sociedade um espaço para vivências afetivas com o meio ambiente potiguar.